Ir para o conteúdo

Medidor SIMETBox

O SIMETBox é o medidor Simet embarcado em plataformas de hardware para aferir a qualidade de um acesso de banda larga continuamente, 24/7. O dispositivo pode ser instalado como sonda de medição ou como roteador, na borda da rede.

Plataformas de hardware passíveis à instalação do medidor SIMET são tanto dispositivos baseados em Debian Linux, quanto ativos de rede, como roteadores, compatíveis com firmware OpenWRT.

O SIMETBox permite avaliações precisas do desempenho da rede, como suporte a IPv4 e IPv6 e testes de velocidade, latência, jitter e perda de pacotes.

Onde adquirir

Existem duas opções para obter equipamentos SIMETBox:

Integradores e Fabricantes

Empresas especializadas em equipamentos de rede oferecem roteadores com o SIMETBox pré-instalado e suporte integrado. Confira as empresas certificadas pelo NIC.br.

Compilação Própria

Usuários avançados podem baixar o código-fonte e compilar suas próprias imagens do firmware SIMETBox para dispositivos compatíveis (i.e. dispositivos que são suportados pelo OpenWRT). O código está disponível no repositório oficial do NIC.br no GitHub, com documentação técnica.

Histórico do projeto

1ª Fase

O NIC.br doava equipamentos com o firmware SIMETBox pré-instalado.

2ª Fase

O SIMETBox passou a ser um software livre, permitindo que qualquer usuário adquirisse seu próprio equipamento e instalasse o firmware. O NIC.br distribuía imagens de firmware SIMETBox para alguns modelos específicos de roteadores compatíveis.

3ª Fase (atual)

O NIC.br distribui apenas o código fonte do medidor e do firmware SIMETBox, sem a distribuição de imagens de firmware prontas. O NIC.br apoia empresas fabricantes e integradores na instalação do medidor em seus equipamentos. O objetivo é ampliar a oferta de equipamentos no mercado, já com medidor SIMET instalado. Esse modelo permite que provedores e empresas adquiram soluções de medição já prontas para uso, enquanto os usuários mais técnicos continuam tendo a opção de compilar suas próprias imagens do firmware. O projeto começou a suportar o sistema Debian como segunda plataforma.