Dúvidas Técnicas
Tudo que trafega na Internet é considerado um pacote. Em invés de todos os dados serem enviados em um único bloco grande de informações, os computadores enviam vários blocos pequenos, chamados pacotes.
Upload é o ato de enviar dados para a Internet. Você só consegue colocar uma foto em uma rede social após fazer o upload da foto.
Download é o ato de receber dados da Internet. Você só consegue visualizar uma página após fazer o download do conteúdo dessa página.
Sempre que há download, há upload. Os dois estão sempre ligados pois para você receber algo, alguém precisa enviar pelo menos uma mensagem solicitando estes dados.
A latência mede o tempo necessário para uma mensagem ir a um destino e voltar deste. Ela também é conhecido por Ping e por RTT (Round Trip Time). A latência aumenta de acordo com a distância e a qualidade do caminho que precisa ser percorrido. Ela também pode ser influenciada caso a infra-estrutura da operadora esteja congestionada (há "fila" nos equipamentos).
Isso pode ser o indício de uma sobrecarga da rede, pois o fato dos pacotes não estarem chegando na hora esperada indica que eles estão tomando caminhos diferentes ou caminhos congestionados.
TCP é a forma mais comum de transferir dados na Internet. O TCP garante que o conteúdo enviado chegue ao seu destino. Se algo é perdido, a origem reenvia todos os dados novamente.
Sempre que um programa precisar garantir a integridade do dado, ela usará TCP. Uma mensagem de texto precisa estar inteira, senão não será possível lê-la. O mesmo vale para imagens, e-mails etc.
Sempre que você se comunica usando TCP, você precisa confirmar o recebimento dos pacotes. Caso você não envie esta confirmação, a origem supõe que o pacote foi perdido.
Sim, um custo de upload. Se sua banda de upload já estiver sendo totalmente utilizada, você não conseguirá enviar estas confirmações, reduzindo drasticamente a velocidade do download.
A origem irá supôr que você não está enviando as confirmações por falta de banda. Para resolver este problema, ela reduzirá a quantidade de dados enviados.
O UDP é uma maneira mais simples de se transferir dados. Nada garante que os dados cheguem ao seu destino. A maioria das aplicações "ao vivo", como chamadas telefônicas através da Internet (Skype) e jogos, usam UDP.
A ligação sofrerá um corte. No caso dos jogos o boneco irá "piscar" na tela, ao invés de andar. O UDP espera que a rede esteja com um mínimo de qualidade. Caso contrário os aplicativos que se baseiam nele irão ter um péssimo desempenho.
A potência do sinal influencia na qualidade da tramissão dos dados, quanto menor o sinal provavelmente haverá mais perda de pacotes, jitter elevado, entre outros problemas.
Criptografia é um mecânismo de seguraça e serve para dificultar, ou mesmo impossibilitar que outras pessoas tenham acesso a informações que trafegam do seu computador à seu Roteador Wi-Fi. Como os dados da rede Wi-Fi trafegam pelo ar, qualquer pessoa próxima a rede poderá interceptar estes dados, mas se estes estiverem criptografados serão ilegíveis.
Como alterar o Canal da minha rede Wi-Fi?
1 - Descobrir o endereço IP de Gateway Padrão do seu roteador Wi-Fi
Para alterar o Canal da sua rede Wi-Fi, é necessário saber o endereço IP de Gateway Padrão do seu roteador Wi-Fi. Caso você não saiba o endereço IP do seu roteador, clique no Menu Iniciar, digite "cmd" para abrir o Prompt do Windows, em seguida digite "ipconfig" e tecle enter. Nos resultados que serão exibidos na tela, procure pela sua placa de rede e anote o endereço de seu Gateway Padrão.
2 - Acessar o painel de controle do roteador
Abra o navegador de Internet. Na barra de endereços, digite o IP recém encontrado.
Uma janela solicitando Nome de usuário e Senha será exibida. O padrão é "admin" para os dois campos. Caso você não consiga acessar, consulte o manual de instruções, ou busque informações no site do fornecedor do seu roteador.
3 - Alterar o Canal da rede Wi-fi
Procure a janela de configurações Wireless, e logo você vai localizar a opção para escolhas de canal Wi-Fi (Channel, em inglês). A maioria dos roteadores vem com o canal 6 como padrão, o que possivelmente pode causar interferências entre vizinhos muito próximos. Modifique o canal para o valor de sua preferência.
ATENÇÃO: não escolha o mesmo canal do telefone sem fio de sua casa, o que causará problemas no acesso a Internet.
Por problemas de configurações ou limitações do roteador.