FAQ



PERGUNTAS GERAIS


PERGUNTAS TÉCNICAS





RESPOSTAS GERAIS


Com qual login devo realizar a instalação do medidor SIMET?

Qualquer usuário do sistema pode fazer a instalação, desde que este tenha privilégios de administrador para instalação de novos programas.


Posso instalar o medidor SIMET em mais de um computador?

É comum os estabelecimentos de saúde terem mais de uma conexão de Internet. Nesse caso, é possível instalar o medidor nas duas redes, usando um computador para cada rede. Caso seja decidido instalar em só uma rede, certifique-se de que o computador no qual o medidor SIMET vai ser instalado esteja conectado à rede responsável pela transmissão de dados do prontuário eletrônico ou do maior número de envio de dados à base nacional no Ministério da Saúde.


Preciso deixar meu computador ligado após a instalação do medidor SIMET?

Só é possível realizar medições com o computador ligado e as medições ocorrem 4 vezes por dia em horários aleatórios. Assim, quanto mais tempo o computador ficar ligado, maior a chance de ocorrerem medições. Por essa razão, sugerimos que a instalação do medidor SIMET seja feita no computador que fica ligado por maior tempo consecutivo. No entanto, desligar o computador depois da instalação não desinstala ou desconfigura o medidor SIMET.


Como verificar se a instalação funcionou e o medidor SIMET está medindo corretamente?

Depois de realizar a instalação do medidor, aguarde pelo menos 10 minutos, acesse a aplicação controle de instalações e faça a busca pelo número do CNES. Lá será possível verificar se o medidor está instalado e ativo. Também é possível ver como está o processo de instalação em todo o Brasil fazendo a busca por Estado.


Por que meu medidor SIMET constava como ativo e passou para inativo?

Mesmo que a instalação do medidor SIMET tenha sido bem-sucedida e seu medidor tenha ficado ativo, ou seja, enviando medições por um tempo, eventualmente você acessará a aplicação controle de instalações, e irá encontrá-lo inativo.

Isso ocorre quando o computador em que o medidor SIMET está instalado fica 7 dias consecutivos sem realizar nenhuma medição.É importante lembrar que as medições só ocorrem quando computador está ligado e com a Internet funcionando nos horários de medição. Se você já averiguou que não foi essa a causa da falta de medições por favor entre em contato com nosso serviço de suporte técnico: medidor-saude@simet.nic.br.



Onde eu acompanho as medições do meu estabelecimento de saúde?

No momento, está disponível a informação sobre velocidade de download da última medição feita está disponível publicamente na aplicação controle de instalações. Se você possui versão 2.1.3 do instalador ou mais, também é possível acessar, somente pelo computador em que o medidor está instalado um histórico de medições de todas as métricas coletadas por ele. Para isso o usuário deve clicar no ícone da aplicação na barra de tarefas do Windows com o botão direito do mouse para abrir o menu e clicar em medições. Depois disso, você poderá ver interface para usuário abaixo. No futuro, teremos um painel com informações sobre todos os estabelecimentos de saúde do país!




RESPOSTAS GERAIS

Quais requisitos de sistema que meu computador precisa ter para que o medidor SIMET funcione adequadamente?
  • Sistema Operacional e versões: Windows 7 SP1 ou superior com atualizações instaladas , Linux Educacional 6, Ubuntu (16.04, 18.04, e 19.04) e Debian (9 e 10)
  • Espaço mínimo necessário em disco: pelo menos 11MB
  • Memória: 1 GB para arquitetura 32 bits ou 2GB para arquitetura 64 bits
  • CPU: Intel ou AMD, arquitetura 32 ou 64 bits com no mínimo 1 GHz*

Saiba como verificar o espaço em disco para computador com Sistema Operacional Windows aqui.

Para verificar o espaço disponível em disco em um computadr com Sistema Operacional Linux, abra o terminal (CTRL+ALT+T), digite df-H e aperte Enter. A seguinte tela deverá aparecer.

linux 1

Na coluna “Avail” ou “Disp” estará a informação sobre o espaço em disco de cada partição. Verifique o tamanho da partição “/” ou “/opt”.

linux 2

Meu computador atende aos requisitos de Sistema Operacional, mas como saber se ele computador está com as atualizações necessárias para que o medidor SIMET funcione?

Para saber se seu computador está com as atualizações em dia no Window 7: Procure Windows update na barra de busca do menu iniciar ou entre na opção Painel de Controle na lateral do Menu Iniciar

updates windows
updates windows

Mude a forma de visualização para Ícones grandes e abra a janela Windows Update.

Clique no botão verificar atualizações instale as atualizações pendentes. *O NIC.br não se responsabiliza caso haja mau funcionamento de outros programas após a atualização do Windows.

Caso você encontre uma mensagem de erro, veja o que pode estar acontecendo aqui.


Estou recebendo uma mensagem de erro quando procuro pelas atualizações necessárias para que o medidor SIMET, que fazer?

É possivel que ao buscar por atualizações pendentes você encontre a seguinte mensagem de erro:

erro pesquisa

Nesse caso, entre neste site e baixe a atualização manualmente de acordo com a versão do Windows instalada.

catalogo_update

Instale o pacote baixado e reinicie a máquina.

A atualização irá começar.

Repita o passo de abrir o Windows Update e buscar por atualizações e se ainda houver alguma pendente faça a instalação. Caso até esse ponto o problema não tenha sido resolvido, as causas devem ser relacionadas à firewall ou controle de acesso. Nesse caso, recomendamos o contato com um profissional de tecnologia da informação (TI).


Digitei o código CNES e deu erro. E agora?

Se você digitou o seu CNES e encontrou a mensagem de abaixo, por favor confira se não houve erro de digitação ou falha no sinal de Internet.

Se não houve erro de digitação do CNES ou falha no sinal de Internet, é possível que esse erro esteja indicando que o programa do SIMET não está conseguindo consultar o nosso banco de dados. Na maioria dos casos trata-se de um erro de criptografia, causado por:

a) Windows sem as atualizações necessárias. A solução para atualização se encontra aqui;

b) Erro no relógio.Para arrumá-lo no Windows 7 siga o passo a passo abaixo.

*Em poucos casos a causa é firewall: do Windows, da rede ou programas que bloqueiam acesso à Internet. Se o problema não está nos itens a) e ou b) funcionou acesse aqui


Estou tendo dificuldades com firewall, o que faço?

É possível que o sistema firewall esteja impedindo a comunicacão entre o medidor e o banco de dados do NIC. Nesse caso, as seguintes portas devem ser liberadas

  • Porta 80 (TCP / Saída)
  • Porta 443 (TCP / Saída)
  • Porta 123 (UDP / entrada e saída)
  • Porta 862 (TCP / entrada e saída)
  • Porta 15000 (TCP / entrada e saída
  • Porta 16000 (TCP / saída)
  • Porta 15010 (TCP e UDP / entrada e saída)
  • Porta 15020 (TCP e UDP / entrada e saída)
  • Porta 15030 (TCP e UDP / entrada e saída)
  • Porta 17000 (UDP / entrada e saída)
  • Porta 21200:21201 (TCP / Saída)
  • Porta 22000 (TCP / Saída)
  • Porta 30000-31000 (TCP / Saída)
  • Porta 42429 (TCP e UDP / entrada e saída)
  • Porta 52424 (TCP / saída)
  • Porta 52423 (TCP / saída)

Caso haja necessidade de liberação de origem/destino, nossos servidores de medição estão nos seguintes blocos IPv4:

  • 200.194.128.0/21
  • 200.194.136.0/21
  • 200.194.144.0/20
  • 200.160.4.35/32
  • 200.160.4.53/32

blocos IPv6:

  • 2801:80:1e00::/40
  • 2001:12ff:0:4::35/128
  • 2001:12ff:0:4::53/128

Caso precise de ajuda com a liberação das portas, entre em contato com a equipe de TI responsável.