SIMET
Nesta versão (SIMET Lite) as medições de latência(ping), jitter e perda de pacote só são realizadas em navegadores Chrome e Firefox atualizados e nem sempre funcionam em dispositivos iPhone e iPad. Notamos também que alguns usuários tiveram problemas com o firewall do MAC. Mas, bastou reiniciar a máquina para que a medição voltasse à ocorrer. Aguarde a próxima versão prevista para as próximas semanas para ter teste de latência e jitter nos outros navegadores.
Para que essa mensagem não apareça para você, é necessário que você autorize a utilização de sua geolocalização através de seu navegador e tenha seu Wi-fi Habilitado. Caso você tenha negado o compartilhamento da sua navegação anteriormente é necessário que habilite nas configurações de seu navegador. O Os testes são inseridos no Mapa. Você estará colaborando de forma anônima para que seus vizinhos possam utilizar os dados da medição para escolher o Provedor de Acesso Internet, por isso pedimos que habilite a localização de seu navegador.
Alguns motivos:
Hoje, o SIMET é um dos medidores mais recomendados por ser o único que mede todas as exigencias destacadas na Resolução da Anatel,sendo que a metodologia adotada pelo SIMET e os parâmetros mínimos de qualidade foram acordados em longas reuniões com as operadoras de telefonia e provedores de acesso à Internet. Uma divulgação destes resultados foi realizada em 19 de junho de 2011 pelo Fantástico ( Rede Globo).
SIMET ou Sistema de Medição de Tráfego Internet é um conjunto de sistemas que testa a qualidade da sua Internet.
Para que o SIMET possa funcionar na sua rede, certifique-se que as portas abaixo estão liberadas:
Porta 80 (TCP / saída)
Porta 123 (UDP / entrada e saída)
Porta 15000 (TCP / entrada e saída)
Porta 16000 (TCP / saída)
Porta 15010 (TCP e UDP / entrada e saída)
Porta 15020 (TCP e UDP / entrada e saída)
Porta 15030 (TCP e UDP / entrada e saída)
Porta 17000 (UDP / entrada e saída)
Porta 42429 (TCP e UDP / entrada e saída)
Porta 52424 (TCP / saída)
Porta 52423 (TCP / saída)
Para que o SIMET possa funcionar na sua rede, certifique-se que as portas abaixo estão liberadas:
Requisitos mínimos | Recomendáveis | |
---|---|---|
Sistema Operacional | Windows XP, MacOS Snow Leopard, Linux | Windows 7, MacOS Lion, Linux |
Navegador | Internet Explorer 7, Chrome, Safari | Google Chrome e Safari |
Versão do Java | Java SE 1.5 provido pela Oracle | Java SE 1.6 provido pela Oracle |
Memória RAM | 256Mb | 1Gb |
Processador | Intel Pentium 4 ou equivalente | Intel Core 2 DUO equivalente ou superior |
Resolução da tela | 800x600 | 800x600 ou superior |
Os testes são feitos em um PIX(Internet Exchange Point) mais próximo de você ou em servidores que ficam no NIC.br em São Paulo.
Um PIX(Internet Exchange Point), ou Ponto de Troca de Tráfego, é um local onde empresas e provedores se conectam para trocar "tráfego de Internet" diretamente entre si. Para maiores informações acesse ix.br.
A Internet é formada por diversas redes de computadores que se interligam. Se um teste for feito em muito longe, como em outro país, não estaremos testando a qualidade da rede da sua operadora ou provedor, e sim a rede de outros provedores que são utizados para chegar ao local do teste.
Como os principais provedores brasileiros estão ligados em algum PIX(Internet Exchange Point), os testes feitos em qualquer PIX garantem que os problemas encontrados não são de redes de terceiros.
O SIMET está presente em quase todos PIX(Internet Exchange Point) do Brasil:
1 Porto Alegre - RS (ATIVO)
2 Curitiba - PR (ATIVO)
3 Florianópolis - SC (ATIVO)
4 Brasilia - DF (ATIVO)
5 Salvador - BA (ATIVO)
6 Belo Horizonte - MG (ATIVO)
7 Londrina - PR (ATIVO)
8 Rio de Janeiro - RJ (ATIVO)
9 Fortaleza - CE (ATIVO)
10 São Paulo - SP (ATIVO)
11 Vitória - ES (ATIVO)
12 Belém do Pará - PA (ATIVO)
13 São José dos Campos - SP (ATIVO)
14 Caxias do Sul - RS (ATIVO)
15 Campina Grande - PB (ATIVO)
16 Recife - PE (ATIVO)
17 Natal - RN (ATIVO)
18 Campinas - SP (ATIVO)
19 Goiânia -GO (ATIVO)
20 Barueri - SP (ATIVO)
21 São José do Rio Preto - SP (ATIVO)
22 Manaus - AM (ATIVO)
23 Cuiabá - MT (ATIVO)
24 Lajeado - RS (EM ATIVAÇÃO)
25 São Carlos (EM ATIVAÇÃO)
26 Maringá - PR (EM ATIVAÇÃO)
Realize um teste sem a utilização de roteadores e certifique-se que não está executando programas que ocupem a rede, CPU e memória. Analise os indicadores de jitter, latência e perda de pacotes pois estes independem do plano contratado. Analise se a velocidade entregue (banda) é a mesma (ou próxima) a contratada. Repita o teste em diferentes horários do dia.
Sim. Ao realizar um teste do SIMET fornecendo seu CEP é possível mapear os resultados e as operadoras podem identificar regiões mais problemáticas, antes de problemas mais graves aparecerem.
Você, a sua operadora e o NIC.br.
Através dos resultados, as operadoras poderão melhorar a qualidade do serviço fornecido. Porém, em regiões sem muitos testes, as vezes é difícil identificar problemas. Por isso, é importante que você faça vários testes informando seu CEP e pedindo para seus amigos fazerem o mesmo.
O SIMET busca obter a maior precisão possível. Se for realizado mais de um teste ao mesmo tempo, a partir de uma única conexão (mesmo IP), a precisão dos resultados seria perdida.
Sim. O SIMET já está disponível para iPhone, iPod e iPad, e pode ser baixado na App Store. O SIMET também está disponível para qualquer aparelho com Android, e pode ser baixado no Google Play. Baixe o aplicativo e faça sua avaliação!
Sim! Já estamos em trabalhando na criação de novos testes. Você pode enviar sugestões para o e-mail medicoes@simet.nic.br
Os testes da conexão Wi-Fi são realizados periódicamente e assim que novos resultados são obtidos os mesmos são atualizados na tela. Para o melhor conforto na leitura de seu resultado disponibilizamos a opção de "Pausar" que congela os resultados para ficar mais fácil sua análise e visualização.
Por serem "ao vivo", os jogos on-line são aplicações onde a qualidade da Internet é crítica. Em casos onde a latência é alta, seus comandos demoram para chegar no servidor. Eles utilizam uma mistura de UDP e TCP. Mensagens enviadas no chat sempre chegam, mesmo com atraso, pois são enviadas utilizando TCP, porém o "andar pela fase" geralmente utiliza UDP (por ser "ao vivo"). É por isso que na maioria dos jogos, quando ocorre um problema na Internet, você acaba sendo "teletransportado" para outro lugar pois os dados que levariam o seu personagem a caminhar até lá foram perdidos. Por serem extremamente sensíveis, os jogos precisam de uma Internet com uma latência baixa, de até 80 milisegundos, e uma banda de download e upload razoável. O upload é importante pois é necessário enviar constantemente suas ações no jogo para o servidor.